terça-feira, 17 de julho de 2012

QUÍMICA MÓVEL – A TENDA DA EXPERIMENTAÇÃO


TÍTULO DO PROJETO
QUÍMICA MÓVEL – A TENDA DA EXPERIMENTAÇÃO

Componentes:
Coordenador :
Professor doutor Noé de Oliveira
Colaboradores:
Professor doutor Antonio Rogerio Fiorucci
Professor doutor Edemar Benedetti Filho
Professora Mestranda Michele Reiko Miagusko de Oliveira Beloto
Professora Mestranda Luzia Pires dos Santos Benedetti
Acadêmica do Curso de Química Licenciatura Lúcia Leite Ferreira
Acadêmico do Curso de Química Licenciatura Sérgio Mateus Tinoco Filho


LINHAS DE AÇÃO DO PROJETO
·        Promoção de eventos e exposições de divulgação científica e tecnológica para o público em geral.
·        Implantação de espaço itinerante destinado à popularização da Ciência e Tecnologia de apoio à educação informal.
·        Atividades teóricas e de experimentação para alunos do ensino médio.

OBJETIVO GERAL
Implantar um espaço itinerante com objetivo de estimular a popularização e difusão científica e tecnológica visando promover o despertar para o mundo das ciências, utilizando como ferramentas atividades de experimentação elaboradas com o emprego de materiais alternativos, jogos educativos, palestras, oficinas e elaboração de materiais de apoio nas áreas de Ciências, mais especificamente a Química.

Objetivos específicos
·        Divulgar e apresentar uma exposição com atividades de experimentação;
·        Ministrar palestras e organizar debates, abordando temas de extrema importância no desenvolvimento científico e social bem como na ampliação do conhecimento sobre assuntos discutidos no mundo globalizado;
·        Contribuir para o processo de inserção social dos cidadãos que vivem nas comunidades da região através da alfabetização em ciência e da desmistificação do conhecimento científico;
·        Capacitar a comunidade para poder analisar fenômenos do seu cotidiano com uma postura inquisitiva (científica), através da realização de atividades de experimentação que problematizem e respondam a indagações corriqueiras;
·        Criar oportunidades para os alunos das escolas da região realizar atividades de experimentação com o enfoque investigativo, apoiada na ludicidade e observações, através da concepção dessas atividades com simuladores de equipamentos de laboratório construídos a partir de material alternativo e de baixo custo que podem ser reinventados ou planejados por eles mesmos;
·        Incentivar a prática experimental nas atividades escolares, motivando os profissionais da educação a planejar e realizar atividades de experimentação com seus alunos com o uso de material alternativo, como simuladores do material de laboratório. Acrescentamos que o uso do material alternativo não substitui o material técnico, mas, se apresenta como mais um recurso para a prática de atividades de experimentação, mesmo em sala de aulas; e,
·        Difundir saberes, métodos e técnicas que possibilitem a melhoria das condições de educação, saúde e sócio-econômica das comunidades.

MÉTODOS
Para o desenvolvimento das atividades propostas serão realizadas incursões às escolas da cidade de Dourados (17), expandindo-se se houver interesse da comunidade, aos municípios da Região da Grande Dourados (32) de acordo com os seguintes critérios:
  1. Planejamentos das temáticas a serem abordadas pela equipe;
  2. Treinamento de pessoal (acadêmicos da UEMS) para atuar no projeto dentro das temáticas definidas;
  3. Divulgação nas escolas e depois nos municípios das atividades a serem executadas;
  4. Agendamento das visitações nas escolas e com os municípios, respeitando a ordem de manifestação de interesse por essas atividades, de acordo com um prévio agendamento junto as Secretarias (de Educação, Saúde, Assistência Social, outras) dos municípios da Região da Grande Dourados, no Estado de Mato Grosso do Sul.

Na abordagem das temáticas serão desenvolvidos os seguintes métodos e técnicas: exposições de coleções didáticas e científicas, atividades de experimentação científicas, debates, gincanas escolares, apresentação de palestras e peças teatrais, paródias musicais, atividades práticas de campo, jogos, competições entre salas de aulas ou entre escolas com o emprego de questões teóricas e de atividades de experimentação no ensino de química, entre outros.
As atividades de experimentação são realizadas em uma tenda em local disponibilizada pela unidade escolar visitada.
Os colaboradores, prioritariamente, os alunos que frequentam as aulas de Estágio Curricular Obrigatório I e II, desenvolverão atividades monitoradas entre elas: montagem e realização das atividades em geral, o que em muito irá contribuir para a melhoria de sua futura docência.
Os monitores serão treinados pelos professores participantes deste projeto.
Os seguintes temas serão abordados sob a forma de palestras, debates e atividades de experimentação, planejadas e montadas na tenda de experimentação:
·        Jogos Educativos em química
·        Conteúdos de química
·        O uso de simuladores alternativos em atividades de experimentação
·        O ensino de ciências pelo método investigativo
·        O uso do lúdico no ensino das Ciências 
·        Fontes e aproveitamento de combustíveis
·        Água: uma questão de sobrevivência
·        Poluição e conservação do meio ambiente
·        Transformações químicas e os novos materiais
·        História da Química
·        Educação ambiental, lixo e recursos naturais
·        Ciência, educação e ação social.

Abrangência e impacto do projeto
            A princípio o projeto abrangerá 19 (dezenove escolas de ensino médio da rede estadual de ensino na cidade de Dourados-MS e, havendo interesse mais 32 (trinta e duas) escolas na região da Grande Dourados.
            Como impacto espera-se desconstruir o senso comum de ciência e sua re/construção, baseadas nos conceitos discutidos nas atividades que serão apresentadas, do conhecimento cientifico. Consequentemente espera-se que os participantes, a partir da nova visão da ciência, possam melhor intervir nas questões que envolvem a química no seu cotidiano.

Público alvo
            Alunos do ensino médio das escolas abrangidas, pais, mestres e a comunidade em geral.

Experiência da equipe
            Os professores, doutores em química, são docentes concursados da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – UEMS com diversos projetos de ensino, extensão e pesquisa; iniciações cientificas; orientações em Trabalhos de Conclusão de Curso a nível de graduação e Lato Sensu; além de artigos e resumos expandidos ou não, sobre a temática que norteia o projeto.

Resultados, avanços e aplicações esperadas
Espera-se obter através desse projeto os seguintes resultados:
·        Ampliar a consciência do público alvo acerca da função da Química na vida cotidiana.
·        Atualizar profissionais da educação, líderes comunitários, agricultores, integrantes de movimentos sociais, da saúde e outros, acerca do conhecimento científico e inovações tecnológicas.
·        Proporcionar a educação continuada, aproximando os professores da escola de ensino médio à universidade, na troca de informações e de capacitações que permitam a melhoria no processo de ensino e de aprendizagem.
·        Estreitar as relações entre o conhecimento produzido e o difundido no meio acadêmico e demais setores da sociedade.
·        Reduzir a incidência de reprovação e/ou evasão das salas de aulas de química nas escolas trabalhadas.
·        Ampliar a consciência do homem sobre recursos naturais da Região da Grande Dourados.
·        Consolidar no Curso de Licenciatura em Química UEMS atividades de extensão voltadas à divulgação e socialização do conhecimento científico.
Os resultados pretendidos neste projeto são fundamentais a uma mudança de atitude dos indivíduos frente ao inusitado, colocando de forma mais mensurável, o número de pessoas que virão, no futuro, a procurar carreiras cientificas. Ao mesmo tempo o cidadão comum terá instrumentos de buscar explicações lógicas para os fatos e acontecimentos do seu dia a dia, tornando-se assim um individuo mais informado a cerca de sua realidade, tendo, portanto, condição de exercer a sua cidadania de forma plena.

Apresentações já realizadas:

Dourados

E.E. Antônia da Silveira Capilé
E.E. Menodora Fialho de Figueiredo
E.E. Ministro João Paulo dos Reis Veloso
E.E. Pastor Daniel Berg
E.E. Presidente Tancredo Neves
E.E. Presidente Vargas
E.E. Professor Alício Araújo
E.E. Vilmar Vieira Matos

Glória de Dourados
E.E. Professora Eufrosina Pinto
E.E. Hilda Bergo Duarte
E.E. Professora Vânia Medeiros Lopes

Laguna Carapã
E.E. Álvaro Martins dos Santos

Ponta Porã
E.E. Nova Itamarati

























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CONTATO PELO EMAIL
 lequems@yahoo.com.br

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4 comentários:

  1. Achei bastante interessante e muitíssimo importante,essa apriximidade da ciência mais especificamente química, aos estudantes, pois, eles observam na prática, isso gera uma curiosidade em saber o porque e como ocorre, outra fato bem interessante,é ver que as esperiências , pelo menos pelas fotografias que foram postadas, os equipamentos são de materiais que poderiam estar jogados pelo meio ambiente causando problemas ambientais!
    Projeto muito excelente!
    Parabéns

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  2. Trabalho muito interessante,o que mais chama atenção é perceber a participação dos alunos na apresentação, demonstrando o interesse! Outro ponto interessante observado, é os materiais que o professor e os alunos desenvolveram, equipamentos utilizando materiais alternativos!
    Ronaldo

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  3. Caracas...! que projeto da hora! tenho que trazer essa idéia para minha escola! Que legal!

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  4. Esse projeto ainda está em prática?

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